O que é pior: o bullying com agressão física ou com agressão moral ?

    Ambas as agressões são graves e têm danos nocivos ao alvo do bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a violencia física muitas vezes é considerada mais grave do que um xingamento ou uma fofoca. A dificuldade que a escola encontra é justamente porque o professor vê uma blusa rasgada, um material furtado e coloca isso como concreto, como tudo. Mas, não percebe, que na maioria das vezes uma exclusão é o pior de tudo.

    Os jovens também podem repetir esse mesmo raciocínio e a escola deve permanecer em alerta aos comportamentos de seus alunos. O professor é um exemplo fundamental de pessoa que não resolve os conflitos com voilêcia. Não adianta, porém, pensar que o bullying só é problema dos educadores quando ocorre do portão para dentro. É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as relações são respeitosas.

    Deve-se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões fora do ambiente escolar, como por exemplo, na Internet. A intervenção da escola também precisa chegar ao espectador, ou seja, aquele que aplaude quando o autor do bullying escolhe seu alvo, que é fundamental para a ocorrência da agressão.